Início Notícias Clubes paulistas são fregueses do Flamengo desde 2019

Clubes paulistas são fregueses do Flamengo desde 2019

Gabigol comemorando gol em Corinthians x Flamengo, pela Libertadores 2022 – Foto: Marcelo Cortes

GLOBO ESPORTE: Por Letícia Marques

Nesta semana, o Flamengo emplacou a maior sequência de vitórias da história dos confrontos contra o São Paulo. Porém, não é só contra o Tricolor que o clube carioca vive boa fase. Há um cenário de soberania rubro-negra nos últimos duelos contra os grandes paulistas.

De 2019 para cá, quando foi formada a base do elenco atual, foram 39 jogos e somente 8 derrotas. Neste recorte, o Santos venceu o Flamengo em duas ocasiões, enquanto o Palmeiras e o Corinthians venceram uma cada. São Paulo, por sua vez, conseguiu quatro triunfos.

O aproveitamento do rubro-negro é de 67,5% e será colocado à prova pelo menos mais três vezes nesta temporada. O Flamengo tem a volta da semifinal contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, além de rodadas do Brasileirão contra Santos e Corinthians.

Flamengo aplica a maior goleada no Corinthians em Itaquera
A derrota para o Corinthians com gol contra de Rodinei pelo Brasileirão quebrou a maior sequência construída pelo Flamengo na história do confronto: oito vitórias e um empate.

De 2019 para cá, o Flamengo e o Corinthians se enfrentaram 11 vezes: nove vitórias dos cariocas, um empate e uma vitória paulista.

Um dos triunfos do rubro-negro foi por 5 a 1, em Itaquera, pelo Brasileirão em 2020. O resultado foi o maior revés do clube paulista atuando em casa.

Fim amargo da invencibilidade com o vice para o Palmeiras
Até a derrota na final da Libertadores, que aconteceu na prorrogação, o Flamengo não perdia para o Palmeiras desde 2017. Apesar disso, o retrospecto carioca é positivo. Desde 2019, o Rubro-Negro venceu cinco partidas, perdeu uma e empatou quatro.

O carrasco formado na Vila Belmiro
No recorte de 2019 até os dias de hoje, Santos e Flamengo se enfrentaram em sete partidas: cinco vitórias do clube carioca e duas vitórias dos paulistas.

Gabigol esteve presente em todos os duelos, e marcou em cinco dos sete jogos. Ao todo, oito gols marcados – sendo um hat-trick histórico na Vila Belmiro em 2021.

Curiosamente, um dos triunfos do Santos aconteceu em 2019, em um 4 a 0 na Vila Belmiro, pela última rodada do Brasileirão, em que o Flamengo já era campeão.

O outro revés rubro-negro aconteceu no Maracanã e pelo Brasileiro, desta vez em 2021, quando o Santos venceu por 1 a 0.

São Paulo: freguês no Rio e no Morumbi
O Flamengo ostenta cinco vitórias consecutivas, entre 2021 e 2022, e quebrou o maior recorde de triunfos, que pertencia ao São Paulo. O Tricolor conseguiu três quadras – uma de 1987 a 1990, a segunda entre 2001 e 2002, e a última de 2020 a 2021.

Este é o duelo mais equilibrado, se analisarmos de 2019 para cá. São cinco vitórias do Flamengo, cinco vitórias do São Paulo e dois empates.

Bragantino: a pedra no sapato
Na Série A do Brasileirão há três anos, o Bragantino não deixou o Flamengo ter vida fácil nos duelos. O clube carioca não sabe o que é vencer desde setembro de 1996. Desde então, são quatro empates e três vitórias da equipe paulista – sendo três empates e duas vitórias de 2019 para cá.