Início Notícias Números impressionantes de Dorival Júnior são trunfo do Flamengo para buscar tricampeonato...

Números impressionantes de Dorival Júnior são trunfo do Flamengo para buscar tricampeonato da Libertadores

Treinador rubro-negro comandou a segunda maior goleada do Clube na Libertadores na história

Flamengo e Corinthians entram em campo pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Libertadores nesta terça-feira (9), às 21h30. Nesse cenário, o Rubro-Negro vive o melhor momento na temporada, invicto há oito partidas – quando perdeu justamente para o Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, o Mais Querido cresceu com a chegada de Dorival Júnior no comando técnico.

O treinador assumiu a equipe em meados de junho, na derrota para o Internacional no Beira-Rio por 3 a 1, quando nem havia trabalhado com o grupo, somente viajado para a capital gaúcha e comandado o time à beira de campo. Desde a chegada do Flamengo, Dorival conseguiu melhorar drasticamente o desempenho da equipe, que nos tempos de Paulo Sousa chegou a flertar com a zona de rebaixamento. 



Desde a chegada de Dorival ao Rubro-Negro, foram 17 partidas, com 12 vitórias, um empate e quatro derrotas. Dentro desse retrospecto está a vitória por 1 a 0 frente ao Tolima em Ibagué, na ida das oitavas de final da Libertadores; e na volta, quando o Rubro-Negro aplicou a segunda maior goleada de sua história na competição mais importante do continente: 7 a 1 sobre os colombianos. Além da vitória por 2 a 0 frente ao Corinthians, na ida das quartas de final, na Neo Química Arena.

Foto: Marcelo Cortes/Flickr Oficial do Flamengo | Dorival não perdeu em competição continental em 2022

Mas engana-se quem acha que o retrospecto de Dorival nas competições da Conmebol estão acima da média somente à frente do Flamengo. Quando comandou o Ceará, ainda na atual temporada, o treinador foi o comandante da equipe com o melhor desempenho na fase de grupos da Sul-Americana. Em suma, o Vozão fez 18 pontos, vencendo todos os jogos da primeira fase, com destaque a um sonoro 6 a 0 sobre o General Caballero e uma vitória, na última rodada, por 2 a 0 sobre o tradicionalíssimo Independiente, em plena Libertadores de América, em Avellaneda.



Ou seja, a fase de Dorival Júnior pode ser o grande trunfo do Mais Querido rumo ao tricampeonato da Copa Libertadores em 2022. Para o treinador, são nove partidas em competições continentais em 2022, com nove vitórias e um desempenho muito acima do que foi visto pelo Rubro-Negro performando na fase de grupos da atual Libertadores. Na primeira fase, contra equipes consideradas muito inferiores, como o Sporting Cristal, o Fla venceu de forma nada convincente, diferentemente da volta contra o Tolima e ida contra o Corinthians. 

Fonte: Bolavip