Início Notícias Chegada de Varela diminui chance de renovação de Rodinei

Chegada de Varela diminui chance de renovação de Rodinei

Rodinei, do Flamengo – Foto: Marcelo Cortes

O GLOBO: Por Diogo Dantas

O Flamengo preferiu não correr riscos e contratou Guillermo Varela junto ao Dinamo de Moscou, da Rússia, em vez de aguardar o fim do ano para tratar da renovação de Rodinei. A operação por empréstimo até maio de 2023 não envolveu custos, apenas salários, mas os valores tornam a permanência do atual lateral-direito titular ainda improvável.

Embora esteja em alta sob o comando de Dorival Júnior, Rodinei deve aproveitar a valorização e o bom momento para conseguir interessados em sua contratação para 2023 no próprio futebol brasileiro. No Flamengo, que ainda não dá como certa a fim da passagem do jogador, a saída é vista como fim de ciclo, visão compartilhada até mesmo pelo atleta, que começou no clube em 2016, e recentemente voltou de empréstimo.

– Estou vivendo um momento especial, fruto de muito trabalho. Eu e Diego somos dois mais velhos no elenco. Tem que continuar trabalhando. Sai muita coisa que o Flamengo não renova. Eu continuo trabalhando. Questão de contrato quem resolve é o meu empresário. Vou viver um dia de cada vez e trabalhar por títulos – afirmou o lateral após a vitória sobre o Corinthians.

Fato é que Rodinei é hoje o dono da posição e deixou Matheuzinho no banco após a saída de Isla para o futebol chileno. Em 11 jogos com Dorival Júnior, Rodinei foi titular em oito oportunidades. A renovação contratual em dezembro só aconteceria caso o próprio Matheuzinho fosse negociado, e Rodinei e Varela disputassem posição, o que ainda depende do cenário dos próximos meses. Fato é ue a chegada do uruguaio deu novo concorrente de peso na posição.

Guillermo Varela treinando no Flamengo – Foto: Marcelo Cortes

Hoje, o torcedor do Flamengo acostumado a um jogador com poucos recursos tem visto Rodinei ser peça importantíssima no ataque rubro-negro, sobretudo nas combinações com Gabigol e Éverton Ribeiro. Com Dorival Jr, foram quatro assistências, 16 passes decisivos e sete chances criadas, com 27% dos cruzamentos certos.

Na defesa, Rodinei deixa um pouco a desejar. Tem 65% de duelos ganhos, 24 desarmes e cinco faltas. Os dados são do Sofascore. O mapa de calor indica quase um ponta pelo lado direito, com profundidade para ir ao fundo e gás para voltar na marcação. Rodinei peca um pouco nos passes e no jogo aéreo defensivo. Mas tem sido muito útil, a ponto de ter a sua renovação debatida pelos torcedores nas redes sociais mais uma vez.