Início Notícias Flamengo beira limite de estrangeiros no elenco

Flamengo beira limite de estrangeiros no elenco

Arrascaeta e Arturo Vidal – Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

COLUNA DO FLA: Por Isabela Reis

Os dirigentes do Flamengo seguem trabalhando para realizar uma das maiores janelas de transferências de inverno do clube, até aqui. O time de Dorival Júnior busca reforços para continuar a reformulação do plantel e conseguir elevar o desempenho do Rubro-Negro nas principais competições. Para isso, o Fla está de olho não só nos atletas nacionais e vem mostrando isso nas contratações recentes. Entretanto, o Mengão está próximo de chegar bem perto do limite regulamentado pela Confederação Brasileira de Futebol quanto a participação de estrangeiros no elenco.

Com a contratação de Arturo Vidal, acordos praticamente oficiais por Guillermo Varela e Erick Pulgar, e a união com o veterano Arrascaeta, o time da Gávea somará quatro estrangeiros no elenco. O Flamengo ainda terá vaga para mais um jogador internacional no time. Isso porque, a Confederação Brasileira de Futebol permite cinco ‘gringos’ por jogo nos regulamentos das competições que organiza.

Desde a saída de Pablo Marí, zagueiro que foi vendido ao Arsenal em janeiro de 2020, o Flamengo mantinha apenas três estrangeiros no elenco: De Arrascaeta, Orlando Berrío e Mauricio Isla. O chileno deixou o Fla em junho de 2022, mesmo período em que novos nomes começaram a chegar para compor essa lista. Já o colombiano, que estava na conquista histórica da Libertadores com Jorge Jesus, foi comprado pelo Khor Fakkan, dos Emirados Árabes Unidos, em julho de 2020.

O Fla ainda tinha o nome de Piris da Motta entre os estrangeiros, nas últimas duas temporadas, mas o atleta não conseguiu conquistar espaço no time e passou boa parte do tempo emprestado, ao Gençlerbirliği (TUR), ou entre os reservas rubro-negros. O jogador chegou ao Flamengo em 2018, permaneceu no clube por quatro temporadas e, em janeiro de 2022, o volante foi vendido ao Cerro Porteño.

O Flamengo chegou a ter seis jogadores internacionais no plantel em 2019. Pablo Marí, Cuellar, Trauco, Piris da Motta, Arrascaeta e Berrío eram as opções de estrangeiros no elenco que estava sob o comando de Jorge Jesus e terminou multicampeão no final daquela temporada. Agora, o Fla busca oficializar as contratações de Guillermo Varela e Erick Pulgar, que já estão no Rio, irão passar pelas avaliações médicas e devem ser anunciados em breve.