Início Notícias Flamengo fecha acordo com Flu por nova licitação do Maracanã

Flamengo fecha acordo com Flu por nova licitação do Maracanã

Fumaça no Maracanã da torcida do Flamengo- Foto: Paula Reis

GLOBO ESPORTE: Por Fred Huber

A ideia de ter um estádio próprio não vai afastar o Flamengo de tentar se manter à frente do Maracanã. E o presidente Rodolfo Landim afirmou que a parceria com o Fluminense vai se manter.

– Estamos aguardando o processo licitatório, mas não sabemos exatamente o que vai sair. O governo sinalizou que o processo tinha passado pela Procuradoria, e agora eles iam lançar o edital. Enquanto aguardamos, estamos analisando alternativas, já que não sabemos o que estará escrito. Nós vamos participar do processo licitatório do Maracanã, isso é certo. Já fechamos um acordo com o Fluminense, que é nosso parceiro desde o início do processo. Estamos felizes com a relação. Acho interessante essa aproximação. Mas precisamos avaliar eventualmente outras alternativas.

O que despertou novamente o desejo do Flamengo de ter seu estádio próprio foi o fato de o Vasco ter conseguido, amparado pela Justiça, atuar no Maracanã na partida contra o Sport sem o consentimento rubro-negro. Landim, no entanto, avalia que no geral sente o clube com autonomia para a gestão.

– Não podemos reclamar muito da autonomia que temos no Maracanã ao longo dos últimos três anos, para ser franco. Tivemos um problema recente (jogo do Vasco) que nos deixou preocupados, mas, de uma forma geral, nosso relacionamento com o estado e com a administração do Maracanã é muito boa. Tivemos total autonomia. E foram muitas coisas que nós tivemos que fazer, porque o estádio estava em uma situação complicada. Ainda há coisas a serem feitas, mas a maioria já fizemos. Recuperamos iluminação, energia… Eram pias quebradas, vasos… Só funcionavam 28% das luzes. Mas hoje a manutenção é muito boa. A Conmebol, por exemplo, sempre se refere de forma elogiosa. Uma coisa que eu falava na época para o governador Witzel, a quem tenho enorme gratidão por ter confiado, é que os clubes são os maiores interessados em ter um estádio em bom estado. Isso continua agora com o Claudio Castro.

Além das melhorias estruturais, a atual administração do Maracanã promoveu uma reformulação grande no gramado. Os dois últimos jogos, contra Coritiba e Juventude, foram disputados em Brasília para um período de manutenção, mas ainda este mês o time voltará a jogar na sua casa principal.