Início Notícias O país a ser batido: Brasil tem cinco equipes classificadas na Libertadores...

O país a ser batido: Brasil tem cinco equipes classificadas na Libertadores e dois clássicos nacionais nas quartas


Após dois anos consecutivos com finais brasileiras, a Libertadores terá duas (e possivelmente três) decisões de equipes do Brasil pelas quartas da temporada 2022

A Copa Libertadores de 2022 tem se desenhado para mais uma temporada de protagonismo brasileiro. Até o momento, estão classificados Athletico-PR, Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo e Corinthians. Além deles, o Fortaleza aguarda a decisão pela última vaga nas quartas de final, contra o Estudiantes de la Plata, nesta quinta-feira (7), às 21h30, no Estádio Jorge Luis Hirschi.

Enquanto isso, a Argentina, também com forte tradição e conquistas pela Glória Eterna, conta com apenas dois representantes nas quartas de final da competição: o Vélez Sarsfield e Talleres.Os tradicionais River Plate e Boca Juniors caíram na última fase da disputa, o último deles para o Corinthians, em plena Bombonera.



Entre os brasileiros, os considerados favoritos ao título são Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. Contudo, não há dúvidas que os cinco – ou seis – estarão no páreo pela Glória Eterna até restar os dois últimos candidatos para a decisão, que acontece no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

Além da superioridade numérica brasileira, o torneio será palco de dois clássicos nacionais, em busca da vaga na semifinal. São os confrontos entre Palmeiras e Atlético-MG, e Corinthians e Flamengo. As equipes tem um histórico extenso de confrontros, tanto nas competições nacionais, como internacionais do futebol. E, em todas as partidas, torcedores prometem preencher estádios com cantos e incentivos para seus times do coração.



No retrospecto entre Palmeiras e Atlético-MG, o Alviverde leva boa vantagem em vitórias e mata-matas. Ao todo, são 89 partidas entre as equipes paulista e mineira, com 39 vitórias para o Alviverde, 30 triunfos para o Alvinegro e 20 empates. Nas cinco vezes em que disputaram uma decisão em competições, o Palmeiras levou a melhor em quatro delas. O Galo eliminou o rival apenas nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2014, quando conquistou o título, até então inédito.



No ano passado, os times também se enfrentaram pela Libertadores, na oportunidade, pela semifinal da Glória Eterna. O jogo de ida terminou empatado em 1 a 1, fato que favorecia o Alviverde, pelo critério de gols fora de casa, hoje extinto pela competição. Já na partida de volta, no Allianz Parque, a decisão terminou em 0 a 0, consagrando a classificação palmeirense à grande final.

Já no retrospecto entre Corinthians e Flamengo, a disputa é mais equilibrada, contudo, o Rubro-Negro leva pequena vantagem em vitórias e triunfos em mata-matas. A primeira partida do denominado Clássico do Povo, aconteceu no dia 1º de dezembro de 1918, há 104 anos. Ao todo, são 142 jogos, com 59 vitórias do Mengão, 53 triunfos do Timão e 30 empates. 



Em mata-matas, o Flamengo eliminou o Corinthians em quatro das sete decisões marcadas pelo clássico nacional. O último confronto eliminatório aconteceu na Copa do Brasil de 2019, quando as equipes se encontraram pelas oitavas de final do torneio, e o Rubro-Negro levou a melhor. No ano anterior, no entanto, o triunfo foi do Alvinegro. Agora, os rivais com as maiores torcidas do país voltam a se enfrentar, dessa vez pela Glória Eterna.  

Fonte: Bolavip