Início Notícias Flamengo trabalha em silêncio por “projeto Neymar”

Flamengo trabalha em silêncio por “projeto Neymar”


Neymar – Foto: Divulgação

O GLOBO: Por Diogo Dantas

As especulações sobre o possível destino de Neymar caso o craque não permaneça no PSG dessa vez não colocam o Flamengo como um dos candidatos a ir atrás do jogador, mas o terreno para essa aproximação considerada na Gávea como inevitável acontecer tem sido pavimentado aos poucos.

Em 2019, Neymar Silva, pai do jogador, esteve no CT do Flamengo e estreitou laços com a atual diretoria. Na época, a intermediação do contato foi feita pelo advogado do craque, Marcos Motta, que tem boa relação com o Flamengo há muitos anos e também atende alguns jogadores do elenco atual. Na ocasião, Marcão, pai de Gerson, que foi contratado naquele ano, acompanhou o agente ao Ninho.

Na ocasião, Neymar pai não foi ao CT rubro-negro tratar de uma negociação para o atacante, mas conheceu a estrutura do clube pelo qual o craque já declarou algumas vezes ter vontade de jogar. Neymar tinha contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2022. O vínculo que venceria nesta quinta-feira foi renovado pelo clube francês até 2025. Desta forma, Neymar não está mais livre para se transferir sem que o clube de destino tenha que pagar multa rescisória para adquirir os direitos econômicos do craque. Sem falar no salário que hoje paga a folha do time titular do Flamengo toda.

Do outro lado, o sonho também não é novidade. O assunto Flamengo não é estranho ao meio que cerca o camisa 10 do PSG. Conversas – que não envolvem o clube e ainda em tom hipotético – acontecem desde 2019, quando o clube carioca foi campeão de tudo, mas a ideia seria avaliar tal possibilidade mais adiante, a partir de 2024 ou 2025, no fim do contrato com o PSG. A chance de Neymar deixar o clube e seguir para outro gigante europeu é bem maior do que voltar ao Brasil.

Nesse contexto, o Flamengo tem noção de que, quando for o momento de o jogador considerar voltar para seu país, está pronto para abrir as portas como a melhor opção para que Neymar tenha um fim de carreira ainda em alto nível. O desejo do craque já foi exposto.

– Acho que pela torcida, pelo clube, no Maracanã, tenho vontade de sentir como é ser jogador do Flamengo – disse Neymar à Fox Sports, sem rechaçar também uma eventual volta ao Santos.

Antes disso, o jogador tem como foco a Copa do Mundo de 2022, no Catar. E para que se mantenha em disputa contra os principais jogadores atuar no Brasil na reta final da preparação da competição mais almejada por Neymar não faria sentido, sem contar o lado econômico.