Início Notícias “Cumpre uma das exigências”; Hipótese de Arrascaeta se naturalizar é respondida e...

“Cumpre uma das exigências”; Hipótese de Arrascaeta se naturalizar é respondida e Tite fica ciente na Seleção

Arrascaeta na Seleção Brasileira? Embora tenha nascido no Uruguai, o meio-campista de 28 anos é um dos melhores de sua posição atuando no futebol brasileiro. Ex-Cruzeiro e atualmente no Flamengo, o camisa 14 tem status de craque. Multicampeão pelo Rubro-Negro, ele é frequentemente convocado pelos uruguaios.

Além de ser pedido no time canarinho, o jogador avaliado em 17 milhões de euros (algo em torno de R$ 93 milhões na cotação atual), segundo o site Transfermarkt, soma sete gols e 12 assistências em 27 partidas disputadas na atual temporada. Cabe destacar que ele desembarcou no BR em 2015 e cumpre uma das exigências para se naturalizar brasileiro, que é na modalidade de naturalização denominada como “extraordinária” pela Constituição; Sorondo no Internacional, em 2009, passou por um procedimento semelhante.



Diferente do zagueiro Gustavo Gómez, por exemplo, o camisa 14 não perderia sua cidadania de origem se quisesse passar pelo processo de naturalização no Brasil. Ao contrário do Paraguai, que só permite naturalizações com a Espanha, o Uruguai não faz restrições em relação à obtenção da dupla nacionalidade por seus cidadãos.

Foto: Thiago Ribeiro/AGIF | Arrascaeta ganhou quase tudo pelo Flamengo

Já que poderia ser cidadão de Uruguai e Brasil ao mesmo tempo, Giorgian de Arrascaeta só precisaria saber se a Fifa poderia liberar o técnico Tite para convocá-lo. E, nesta altura do campeonato, a resposta é não. Além da apuração feita pela reportagem do Bolavip Brasil, em outra oportunidade, a Jovem Pan trouxe alguns detalhes.



‘Arrasca’ teria que voltar no tempo, pois a entidade máxima do futebol mundial faz com que seja “permitida a naturalização para aqueles que tenham disputado um máximo de três partidas representando um país antes de completar 21 anos” e que “a última vez que um jogador atuou pela primeira seleção deva ser três anos antes de defender a segunda e não permite a mudança para quem tiver disputado uma Copa do Mundo”, destacou.

Fonte: Bolavip