Início Notícias De Vini Jr. a Reinier., confira um balanço da temporada europeia de...

De Vini Jr. a Reinier., confira um balanço da temporada europeia de 7 ex-jogadores do Flamengo

Foto: Divulgação/Real Madrid

A temporada europeia se aproxima da reta final, e tem muito ex-jogador rubro-negro fazendo bonito nos campeonatos do Velho Continente. Separamos abaixo um balanço da temporada de sete atletas que vestiram recentemente a camisa do Fla, incluindo algumas crias do Ninho.

Vinicius Junior

Não é exagero dizer que Vini Jr. é o melhor jogador brasileiro no futebol europeu neste momento da temporada. Se hoje o Real Madrid é apontado como principal favorito nos prognósticos de apostas da La Liga – mais de 90% de chances – muito se deve ao futebol que ele vem apresentando no ataque merengue ao lado do francês Karim Benzema.

Só no campeonato nacional, são 12 gols marcados em 21 partidas (19 como titular). Sob o comando de Carlo Ancelotti, o atacante ganhou um protagonismo que jamais teve com Zidane. Ele também já balançou as redes na Champions e é uma das esperanças para mais um título europeu. Além disso, vem se consolidando cada vez mais na seleção brasileira e deve disputar a Copa.

Lucas Paquetá

Lucas Paquetá dá assistência, mas Lyon perde de virada por 3 a 2 para o Nice.
Lucas Paquetá em partida pelo Lyon, no Campeonato Francês. Foto: Reprodução/Twitter.

Outro que tem presença certa no Mundial do Catar é Lucas Paquetá, que inclusive vem sendo titular com Tite. Isso se deve ao ótimo desempenho do meia no futebol francês já há algum tempo.

Ele é o principal jogador do Lyon na temporada, sendo um dos principais goleadores do clube na Ligue 1 (7 gols) e o brasileiro que mais balançou as redes na primeira divisão francesa. O ex-jogador do Fla vem chamando a atenção de clubes europeus e está sendo especulado como reforço do PSG para a próxima temporada.

Gerson

Foto: Reprodução/Olympique

Quem também se destaca nesta temporada no futebol francês é Gerson. Pouco menos de um ano após deixar o Flamengo, o meia vem se consolidando como um dos pilares do meio-campo do Olympique de Marseille, que briga por vaga na Champions.

Apesar de mostrar insatisfação ao ser substituído, o que poderia sugerir um problema de relacionamento com o técnico Jorge Sampaoli, Gerson já declarou que não tem nenhum atrito com o treinador. Afinal, ele foi titular na maioria das partidas com o argentino e é um dos jogadores com mais minutos em campo, tendo contribuído com 4 gols e 2 assistências na Ligue 1.

Leo Duarte

Foto: Divulgação/Istanbul

Contratado pelo Milan junto ao Flamengo em julho de 2019, o zagueiro Leo Duarte teve poucas oportunidades no clube rossonero e jamais se firmou. Por isso, acabou emprestado ao Istanbul Basaksehir, da Turquia, há pouco mais de um ano.

Por lá, Leo Duarte encontrou seu melhor futebol e se firmou entre os titulares do clube que disputa as primeiras posições na Super Liga Turca. São 20 partidas disputadas nesta temporada, sendo 18 começando a partida. Não marcou gols, mas contribui para a solidez defensiva do Istabul, que tem a 3ª melhor defesa da competição.

Pablo Marí

Foto: Divulgação/Udinese

Destaque na conquista da Libertadores e do Brasileirão em 2019, o zagueiro espanhol Pablo Marí se transferiu para o Arsenal. Após conquistar a titularidade na temporada passada, o defensor caiu de produção em 2021/22 e teve pouquíssimas chances com Mikel Arteta – foram apenas duas partidas.

Muitos torcedores rubro-negros chegaram a sonhar com a volta do zagueiro, mas ele acabou acertando sua ida para a Udinese, por empréstimo, para substituir Samir. Agora, busca se firmar na equipe comandada por Gabriele Cioffi.

Samir

Foto: Divulgação/Watford

Se Marí trocou o futebol inglês pela Udinese, o ex-rubro-negro Samir fez o caminho contrário. Após boas temporadas na equipe italiana, o defensor de 27 anos acertou recentemente com o Watford, que disputa as últimas posições na Premier League.

Mesmo em pouco tempo de clube, Samir ganhou a confiança do técnico Claudio Ranieri e já assumiu a titularidade na zaga, ao lado do experiente Craig Cathcart. A meta do defensor é disputar a Copa do Mundo, já que ele sempre esteve no radar de Tite e chegou, inclusive, a ser convocado.

Reinier

Foto: Divulgação

Outra cria das categorias de base do Flamengo, o meia-atacante Reinier ainda não se encontrou no futebol europeu. Emprestado pelo Real Madrid ao Borussia Dortmund, o jogador de 20 anos vem tendo poucas chances do clube alemão – foram apenas 6 partidas na Bundesliga e nenhum gol marcado. Desde que chegou ao Dortmund, em 2020, balançou a rede apenas 1 vez.

Reinier retornará ao Real Madrid ao término da temporada e espera seguir os passos de Vinicius Junior. Porém, com o desempenho mostrado no Borussia, será difícil conseguir espaço no time merengue, e o atleta pode ser emprestado novamente.

Publicado em DiariodoFla.com.br