
BLOG DO MAURO CEZAR PEREIRA: Um dos técnicos que integram a lista do Flamengo, cujos dirigentes estarão se reunindo com treinadores portugueses neste fim de semana, na Europa, é carta fora do baralho: Paulo Fonseca. O blog apurou junto a pessoas próximas do treinador de 48 anos que ele não pretende deixar o futebol europeu neste momento, e (ainda) sonha com a Premier League, na qual por pouco não foi trabalhar na atual temporada.
“Sabemos que há interesse (do Flamengo), mas não houve nenhuma proposta ou conversas formais. E o Paulo não tem pressa neste momento. Aguarda uma proposta que o motive e lhe interesse. Já esteve perto do Tottenham e do Newcastle, como é do domínio público. O foco dele, como já tinha dito, é ficar na Europa”, disse a fonte ao blog neste sábado.
“Honestamente, acho que vai acontecer um dia. Não posso dizer que o meu estilo é perfeito para a Premier League, porque nunca lá trabalhei. Mas acredito nisso”, disse Paulo Fonseca, certa vez, em entrevista, quando acrescentou: “Os atletas querem ter a bola e não gostam de correr quando não a têm. A melhor forma para defender é ter a bola”, deixando clara sua filosofia.
Paulo Fonseca treinou a Roma nas duas últimas temporadas, ficando em quinto e depois sétimo lugar no campeonato italiano. Foi substituído por José Mourinho no time romanista e esteve próximo do Tottenham. Ele já planejava o trabalho que daria início quando o clube inglês contratou Fabio Paratici, diretor esportivo que saiu da Juventus após 11 anos.
Com o novo dirigente, os Spurs mudaram de ideia quanto ao perfil do treinador a ser contratado, optando por Nuno Espírito Santo, ex-Wolverhampton, com perfil mais cauteloso, defensivo, cujos times jogam mais à base de velocidade e contragolpe. Fonseca é adepto da troca de passes e jogo ofensivo. Na prática Nuno é mais Mourinho, Paulo se inspira em Guardiola.
Não deu certo, o técnico durou pouco e já foi demitido, sendo substituído por Antonio Conte, italiano como Paratici. Paulo Fonseca teve o nome ligado ao Newcastle, adquirido recentemente pelos sauditas, não avançou mas prefere esperar que a Premier League volte a olhar para ele. Acredita que seja questão de tempo e nesse cenário, o Brasil não está no roteiro.