COLUNA DO FLA: Paulo Alexandre Rodrigues Fonseca é um português de 48 anos, que está sem clube. O treinador é um dos nomes que está na mira do Flamengo e, por este motivo, a reportagem do Coluna do Fla levantou os detalhes sobre a carreira do técnico.
CARREIRA:
A carreira de Paulo como treinador se iniciou no Estrela Amadora sub-19, e o primeiro trabalho mais relevante à frente do Paços Ferreira, em 2012. No ano seguinte, o técnico assumiu o comando do Porto e conquistou uma Supertaça de Portugal.
Em 2014, Paulo retornou ao Paços Ferreira, mas logo em 2015, se transferiu para o Braga, onde foi campeão da Taça de Portugal. Na temporada seguinte, Paulo Fonseca assumiu o Shaktar Donetsk, seu trabalho de maior duração (2016 a 2019) e, também, o mais vitorioso: quando se sagrou três vezes campeão da Ucrânia e também conquistou três Taças da Ucrânia.
Depois do sucesso à frente do Shaktar, Paulo Fonseca assumiu a Roma, onde ficou de julho de 2019 a junho de 2021, seu último trabalho.
ZORRO?
“Se passarmos, vou me mascarar de Zorro. Sei que não acreditam, mas vai mesmo acontecer”.
Em 2017, no Shakhtar Donetsk, Paulo Fonseca fez uma promessa diante de todos os jornalistas antes de encarar o Manchester City pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões: Se fantasiar do herói mascarado Zorro caso a equipe se classificasse para as oitavas de final.
A missão, no entanto, não era nada simples. A equipe precisava pontuar diante do Manchester City de Pep Guardiola, que ainda não havia sido derrotado. Mas, com os gols dos brasileiros Bernard e Ismaily, derrubou a invencibilidade do City e venceu por 2×1.
Com o resultado, o time ucraniano garantiu a segunda colocação do Grupo F, com 12 pontos. Paulo Fonseca, então, arrancou risadas dos jornalistas no momento em que entrou na sala da coletiva e ainda perguntou se gostariam que ele falasse com ou sem a máscara. Veja o momento abaixo:
ESTILO DE JOGO E DESEMPENHO:
A formação preferida de Paulo Fonseca é o 4-2-3-1, o famoso esquema com quatro defensores, cinco meio campistas e um atacante referência. O sistema é conhecido pelo equilíbrio que proporciona às equipes, com marcação pelos lados e uma boa flexibilidade, sendo um esquema que se adapta às mais diversas características dos jogadores.
Jogos: 453 no total
Vitórias: 261
Empates: 100
Derrotas: 92
Média de pontos por jogo: 1,92
TÍTULOS:
1 Supertaça de Portugal – Porto (13/14)
1 Taça de Portugal – Braga (15/16)
3 Taças da Ucrânia – Shaktar Donetski (16/17 – 17/18 – 18/19)
3 Campeonatos da Ucrânia – Shaktar (16/17 – 17/18 – 18/19)
1 Supertaça da Urânia – Shaktar (17/18)