É improvável que Renato Gaúcho continue como técnico do Flamengo para a temporada 2022. O próprio treinador chorou no vestiário do Centenário após o vice da Libertadores e já falou com os jogadores em tom de despedida. Assim, como pela segunda vez consecutiva o Rubro-Negro não teve sucesso com opções caseiras, é possível que a diretoria busque soluções no mercado europeu.
Inclusive, caso de fato seja demitido, Renato deixará o Flamengo sem conquistar um título sequer. Quando Portaluppi chegou, o Rubro-Negro disputava três competições: Copa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.Só para comparação, Ceni,conquistou o Campeonato Brasileiro, Carioca e a Supercopa do Brasil. Os números são melhores, mas a “era” do ex-goleiro na Gávea não durou muito tempo – exatos oito meses para ser exato.
A procura por treinador brasileiro se deu pelo insucesso de Domènec Torrent. No entanto, as melhores opções no Brasil deixaram a desejar, e a diretoria pode repensar e encontrar a solução para tornar o Fla vitorioso mais uma vez ao olhar para o Velho Continente. A vitória do Palmeiras nas duas últimas libertadores mostram que o caminho atual é sim, buscar um treinador estrangeiro, que esteja à altura do elenco rubro-negro.