Flamengo oficializa acordo e Renato Gaúcho é o novo técnico rubro-negro

Renato Gaúcho, campeão da Libertadores pelo Grêmio – Foto: Divulgação

COLUNA DO FLA: Após a demissão de Rogério Ceni, o Flamengo agiu rápido no mercado e já definiu seu novo técnico para a sequência da temporada: Renato Gaúcho. Em reunião realizada na tarde deste sábado (10) no Rio de Janeiro, a diretoria rubro-negra selou o acordo com o treinador. A tendência é que o ex-gremista já viaje com o time carioca para Argentina na segunda-feira (12) e faça sua estreia no confronto contra o Defensa y Justicia, quarta-feira (14), pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores.

Renato Gaúcho foi um dos maiores jogadores que o futebol brasileiro já teve. Nascido em Guapore-RS, começou sua carreira no Esportivo, logo depois, foi contratado pelo Grêmio, onde logo despontou e ganhou a Libertadores e a Copa Intercontinental de 1983.

Bruno Spindel, Marcos Braz, Renato Gaúcho e Gerson Oldenburg – Foto: Cahê Mota / Divulgação

Em 1987, foi contratado pelo Flamengo para formar dupla de atacante com Bebeto. Com o Manto Sagrado, caiu nas graças da torcida após marcar o gol que classificou o Mengão para a final da Copa União, inclusive, foi eleito o melhor jogador do Brasileirão daquele ano.

Após uma rápida passagem pelo futebol italiano em 1988, voltou para o Mengão e ganhou a Copa do Brasil de 1990. Em 1991 saiu do Flamengo e só retornou em 1997. Ao todo, foram 211 jogos, 103 vitórias, 58 empates e 50 derrotas pelo Mais Querido.

Como treinador, teve sua passagem mais brilhante foi pelo Grêmio. Em 2017, viveu seu auge no comando da equipe gaúcha, foi campeão da Libertadores com a equipe jogando um belo futebol. Ficou 5 anos do comando da equipe e ganhou três campeonatos gaúcho (2018, 2019, 2020), Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Recopa Sul-Americana (2018) e Recopa Gaúcha (2019). Foi responsável por dar espaço para diversos jogadores da base que fizeram sucesso no time principal, como Everton Cebolinha, Pepê e Jean Pyerre. Na base Rubro-Negra tem ótimo jogadores que também podem crescer bastante com a vinda do treinador.

Em abril deste ano foi demitido após a eliminação na fase da pré-libertadores. Em maio, recusou uma proposta do Corinthians alegando o desejo de ficar com a família, mas disse que pensaria bastante caso recebesse uma proposta de algum clube do Rio de Janeiro.

Renato Gaúcho terá a oportunidade de fazer história como treinador do Flamengo, assim como fez quando jogador do clube. Terá em suas mãos um bom elenco que precisa ter seu alto nível de desempenho recuperado. A expectativa é de que o casamento renda muitos títulos.