As características que fazem de Kenedy um sonho para o Flamengo

Além da habilidade e da velocidade que já chamavam a atenção na época de Fluminense, Kenedy aprimorou a parte física e a finalização de longa distâncias

Atacante Kenedy no Getafe – Foto: Divulgação

LANCE: Kenedy pode ser o novo reforço do Flamengo para a temporada 2021. Com a autorização do atleta, a diretoria do clube entrou em contato com o Chelsea e abriu conversas na tentativa de um empréstimo por uma temporada. Mas, afinal, como o meia de 25 anos pode se encaixar no elenco rubro-negro?

Revelado pelo Fluminense, Kenedy foi contratado pelo Chelsea em 2016 por 10 milhões de dólares. O atleta, no entanto, nunca conseguiu se firmar no clube de Londres e acumula empréstimos no futebol inglês e espanhol. Foi na Espanha, inclusive, que o atacante apresentou o melhor futebol desde a chegada à Europa e apresentou credenciais que podem ser importantes para o Flamengo.

No total, somando as passagens por Getafe e Granada, foram 68 partidas, com 10 gols e 10 assistências. Sem se adaptar ao estilo de jogo do primeiro clube, Kenedy viu seu futebol florescer na equipe da Andaluzia, na temporada 2020/21. Homem de confiança do treinador Diego Martinéz, o brasileiro assumiu a posição de titular na meia direita e foi um dos destaques do clube na campanha até as quartas de final da Liga Europa.

NÚMEROS KENEDY TEMPORADAS 19/20 E 20/21:
Jogos: 68 (37 titular)
Gols: 10
Assistências: 10
Passes decisivos: 42
Chutes: 67 (29 no gol)

Além da habilidade e da velocidade que já chamavam a atenção na época de Fluminense, Kenedy aprimorou a parte física e a finalização de longa distâncias. Também se tornou mais aplicado na parte tática e desempenhou papéis defensivos nas últimas temporadas, como revela o mapa de calor abaixo disponibilizado pelo aplicativo SofaScore.

Mapa de calor de Kenedy – Foto: SofaScore

Apesar da preferência por atuar no lado direito, Kenedy é considerado um atleta versátil e também pode ser utilizado aberto pela esquerda. Se contratado pelo Flamengo, ele chegaria para brigar por posição com Everton Ribeiro, mas também poderia servir como substituto para Arrascaeta. Essa é, inclusive, uma das carências do elenco rubro-negro, segundo Rogério Ceni.

ANDAMENTO DA NEGOCIAÇÃO
Com contrato até meados de 2024 com Kenedy, o Chelsea espera propostas pelo meia brasileiro na janela de transferências. Em contato com o representante dos Blues no Brasil, Giuliano Bertolucci, o Flamengo tenta convencê-los de que um novo empréstimo pode ser interessante para valorizar o atleta. O caso de Gerson é tratado como exemplo.

Com o jogador a situação está mais adiantada. De acordo com o site “ge”, Marcos Braz e Bruno Spindel intensificaram os contatos com o empresário Evandro Ferreira, desde a última sexta-feira. Em reta final de férias no Rio de Janeiro, Kenedy tinha a prioridade de seguir na Europa, mas já vê um retorno ao futebol brasileiro com bons olhos.

Sem verba para investir nesta temporada, o Flamengo sabe que caso chegue uma proposta do futebol europeu para compra em definitivo fica inviável concorrer. A diretoria, dessa forma, tenta avançar nas tratativas enquanto espera a abertura da janela de transferências no Velho Continente.