Goleadas com Domènec pesam e obrigam Flamengo a vencer todos os jogos para ser campeão

Apesar de Ceni ter ‘diminuído o prejuízo’, a distância para o saldo de gols do Internacional ainda é grande, com sete de diferença.

O Flamengo chegou à reta final do Campeonato Brasileiro com chances significativas de ser campeão. Com 68 pontos, o Rubro-Negro encara o Internacional, atual líder, na 37ª rodada. Como a distância é de apenas um ponto, o Fla assume a liderança em caso de vitória no duelo. Com a briga pelo título sendo disputada por detalhes, uma ‘herança negativa’ deixada por Domenec Torrent pode prejudicar o Mais Querido: o saldo de gols.

Quando saiu do Flamengo, Dome deixou a equipe na terceira posição do Brasileirão. Apesar disso, a defesa era um ponto que destoava: foram 29 gols sofridos em 20 jogos. Sendo assim, mesmo com o melhor ataque da competição, o Fla ficou atrás do Internacional no saldo de gols. Depois da saída do catalão e chegada de Rogério Ceni, o clube da Gávea teve sua zaga vazada por 16 vezes em 16 jogos, conseguindo assim uma maior regularidade.

GOLEADAS COM DOMÈNEC NO BRASILEIRO:
Atlético-GO 3×0 Flamengo
Flamengo 1×4 São Paulo
Atlético-MG 4×0 Flamengo

Apesar de ter ‘diminuído o prejuízo’, a distância para o saldo de gols do Internacional ainda é grande, com sete de diferença, a favor do time gaúcho (27 contra 20). Para superá-lo na próxima rodada, o Fla precisaria de um triunfo por quatro gols de vantagem – missão complicada, visto que a defesa do Colorado é, em média, a melhor da competição, com 33 gols sofridos. Apenas o Palmeiras foi menos vazado (32), contudo, o time paulista tem dois jogos a menos.

Vale destacar que o saldo de gols pode sim definir o título do Brasileirão. Isso acontecerá com a seguinte combinação: Flamengo vence o Internacional na 37ª; Internacional vence o Corinthians na 38ª; Flamengo empata com o São Paulo na 38ª. Se esse roteiro for seguido, ambas as equipes chegam ao fim do Brasileirão com 72 pontos. Na Série B, uma situação similar aconteceu, com Chapecoense e América-MG somando 73 pontos. No fim, o título foi para o time de Chapecó, que teve um gol a mais no saldo.

CONFIRA NÚMEROS DE DOMENEC X CENI:
Jogos: 20 | 16
Vitórias: 10 | 10
Empates: 5 | 3
Derrotas: 5 | 3
Gols pró: 33 | 32
Gols contra: 29 |16
Aproveitamento: 58,33 | 68,75%

Fonte: Coluna do Fla: Por Higor Neves