Atual campeão brasileiro, o Flamengo está longe de igualar a campanha do ano passado, quando levou o título com quatro rodadas de antecedência. O cenário atual se assemelha mesmo à caminhada do hexa em 2009. A jornada é até menos complicada. Sobretudo se a equipe de Rogério Ceni vencer o Athletico, neste domingo, 16h, em Curitiba.
Com 55 pontos, o Rubro-Negro tem oito jogos para tirar a diferença para os líderes. A esta altura do campeonato, ao fim da 32 ª rodada, há 12 anos, a desvantagem era de seis pontos. O rival na ocasião era o Palmeiras. Com cinco vitórias e um empate nas últimas seis rodadas, o Flamengo foi campeão apenas no último jogo — venceu o Grêmio tirando o título justamente do Internacional e do São Paulo, dois dos principais rivais na briga pela taça hoje.
+ Lincoln no Vissel Kobe: veja como será feito o pagamento do atacante ao Flamengo
Na atual temporada, a promessa é de disputa palmo a palmo até o fim também. Nesse sentido, embalar uma sequência de resultados positivos é essencial. Até porque o Flamengo tem os mesmos adversários que o Colorado até a última rodada. Além do time paranaense, pega Grêmio, Sport, Vasco, Corinthians e Bragantino. Além, é claro, de um confronto direto, na penúltima rodada. Curiosamente, foi apenas na rodada 37 que o Flamengo assumiu o topo da tabela em 2009. Como possui um jogo a menos desta vez, tal feito pode acontecer antes.