CBF altera regulamento da Copa do Brasil e mudança impacta o Flamengo; entenda

Equipes classificadas para a Libertadores não vão mais entrar diretamente nas oitavas de final do torneio

A CBF, Confederação Brasileira de Futebol, anunciou nesta quarta-feira o calendário revisado de competições para a temporada 2021. A principal novidade foi a alteração no regulamento da Copa do Brasil a partir do próximo ano.

A Copa do Brasil passará a ter sete fases em 2021 e não as oito previstas atualmente. Além disso, o número de participantes sobe de 91 para 92. Porém, a grande alteração no regulamento é a entrada dos clubes oriundos da Libertadores ou de outras competições nacionais.

Hoje, os clubes da Libertadores, campeão da Copa do Brasil do ano anterior, campeão da Série B, campeão da Copa do Nordeste e campeão da Copa Verde entram no torneio diretamente nas oitavas de final. A partir de 2021, no entanto, a CBF anunciou que a entrada desses clubes será na terceira fase da competição. Ou seja, os 12 times se juntarão aos 20 remanescentes da primeira e segunda fase.

O Flamengo, que provavelmente estará na Libertadores 2021, será impactado pelo novo modelo da competição e terá dois jogos a mais no calendário. Para agravar a situação, a terceira fase da Copa do Brasil está prevista durante rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo e o Rubro-Negro pode jogar desfalcado, como tem sido em 2020.

A mudança na Copa do Brasil foi realizada devido ao novo formato da Sul-Americana. O torneio internacional também sofreu alterações e a partir da próxima temporada será implementada uma fase de grupos.

Calendário oficial da temporada 2021:
28/02 – Início dos Campeonatos Estaduais
03/03 – Início da Copa do Brasil
11/04 – Supercopa do Brasil
29/05 – Início do Brasileirão
20 e 27/10 – Finais Copa do Brasil
05/12 – Última rodada do Brasileirão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui