Candidato a treinador do Flamengo: Domenèc Torrent tem ‘aval’ de Guardiola e se destaca por agressividade ofensiva

O Flamengo está no mercado para buscar um novo treinador, mas o nível de exigência da diretoria é alto. Para manter o trabalho e a sequência vitoriosa iniciada por Jorge Jesus, os dirigentes rubro-negros estão analisando nomes e um deles é o de Domènec Torrent, que foi auxiliar de Pep Guardiola por um bom tempo.

Em entrevista ao Esporte Interativo, Guardiola exaltou a capacidade de trabalho que Torrent tem. Para o comandante do Manchester City, o seu ex-auxiliar está pronto para dirigir qualquer equipe do futebol mundial.

– Eu acho que ele está absolutamente preparado para qualquer país. Ele fez a melhor temporada da história do New York City FC na última temporada. Ele é incrivelmente bem preparado, tem muita experiência. Não tenho nenhuma dúvida sobre sua capacidade. Eu aprendi muito com ele, aprendemos juntos. Parte do nosso sucesso que tivemos em Munique e aqui em Manchester foi por causa dele.

Perfil

Domenèc Torrent tem 58 anos e trilhou boa parte de sua carreira como assistente de Pep Guardiola. A dupla trabalhou junto no Barcelona, Barcelona B, Bayern de Munique e também no Manchester City. Antes disso, o treinador teve passagens por Palafrugell, Palamós e Girona.

Aval de Guardiola e agressividade na hora de buscar o gol

Mesmo sendo auxiliar de Guardiola durante boa parte da carreira, Torrent tinha a liberdade para destacar pontos e mostrar seu estilo com o treinador espanhol. Mesmo nos treinamentos, a busca agressiva pelo gol e a compactação na hora de defender eram cobradas.

Guardiola mostra muito respeito e lealdade ao ex-companheiro de comissão técnica. Em algumas oportunidades, o treinador já revelou que também aprendeu muito com os ensinamentos e estudos de Domenèc Torrent.

Logo no primeiro trabalho na era “pós-Guardiola”, Domenèc Torrent conseguiu levar o New York City FC para a Liga dos Campeões da CONCACAF pela primeira vez na história.

CURRÍCULO

Auxiliar técnico

– Barcelona B (ESP) – 2007/08
– Barcelona (ESP) – 2008/09 a 2011/12
– Bayern de Munique (ALE) – 2013/14 a 2015/16
– Manchester City (ING) – 2016/17 e 2017/18

Treinador

– Palamós (ESP) – 2003/04
– Girona (ESP) – 2005/06
– New York City (EUA) – 2018 a 2019

Títulos (como auxiliar)

– Uefa Champions League (2)
– La Liga (3)
– Premier League
– Copa do Rei
– Supercopa da Espanha (3)
– Copa da Liga da Inglaterra
– Bundesliga (3)
– Copa da Alemanha (2)
– Mundial Interclubes (3)
– Supercopa da Uefa (3)

Situação atual

Domènec está sem clube desde novembro de 2019, quando deixou o New York City. Em seu primeiro trabalho como treinador após encerrar a parceria com Guardiola, o espanhol conseguiu a histórica classificação da equipe nova iorquina para a Liga dos Campeões da CONCACAF, competição da qual o clube jamais havia participado.

Ao todo, ele esteve à frente do plantel em 60 jogos, nos quais conquistou 29 vitórias e 15 empates, tendo sido derrotado em 16 ocasiões. Neste mesmo período, chama atenção a alta média de gols nos jogos da equipe: foram 104 marcados e 76 sofridos.

Fonte: ColunadoFla