Ídolo do Flamengo, Marquinhos é indicado ao prêmio de ‘Melhor Ala’ do NBB 2019/20

No Flamengo há mais de oito anos (desde 2012), o ídolo Marquinhos foi indicado ao prêmio de ‘Melhor Ala’ do Novo Basquete Brasil (NBB) da temporada 2019-2020. Além do representante rubro-negro, os outros concorrentes são Alex Garcia e Leandrinho, ambos do Minas Tênis Clube, André Goes, do Mogi das Cruzes, Léo Meindl, do São Paulo e David Jackson, do Franca.

Marquinhos é o ala que mais vezes recebeu o prêmio individual entregue pela Liga Nacional de Basquete (LNB) desde a primeira temporada, em 2008-2009. O jogador rubro-negro levou para casa oito dos 11 troféus de ‘Melhor Ala’ do torneio. Além disso, ele foi o cestinha e o jogador mais eficiente do Flamengo na temporada 2019-2020, com média de 17,3 pontos e 16,5 de eficiência, além de 4,4 rebotes e 3,0 assistências por jogo.

De acordo com a LNB, responsável pela realização do NBB, a votação conta com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do campeonato, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. O vencedor será conhecido na festa anual dos Melhores do Ano, que acontecerá no dia 10 de julho, às 19h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.

A temporada 2019/20 do NBB foi cancelada sem que um vencedor fosse declarado dentro de quadra, por conta da pandemia mundial do novo coronavírus. A entidade até pensou em manter o campeonato realizando as partidas com portões fechados ao público, mas devido às grandes proporções dos casos e óbitos pela doença, as atividades esportivas foram suspensas de vez. Antes da temporada ser anulada, o Flamengo estava na ponta da tabela da competição, com 21 vitórias, em 24 jogos (o aproveitamento da equipe equivale a 87.5%).