Zico sobre o título de 87: “O Sport não venceu nenhum time grande naquele ano”

Uma das maiores brigas do futebol brasileiro na justiça é, sem dúvidas, a disputa pelo Campeonato Brasileiro de 1987. Naquele ano, o Flamengo de Zico conquistou a competição contra os maiores clubes do país. Porém, o Sport briga na justiça até os dias de hoje para ser considerado campeão no papel. Zico, o maior ídolo do Fla falou o que acha disso na live promovida pelo Rubro-negro mais querido do Brasil.

“No dia que você me comprovar que o Sport ganhou de alguns dos grandes do Brasil em 1987, você fala comigo. Então acabou, o Flamengo que é o campeão”.

Naquele ano, o torneio foi organizado pela CBF e disputado por 80 clubes, de uma maneira extremamente desorganizada. A primeira, segunda e terceira divisão foram disputadas juntas e uma série de disputas nos tribunais, complicaram ainda mais a já difícil disputa do Brasileiro daquele ano.

Assim, para 1987, os clubes com mais torcida do Brasil, os chamados clubes mais tradicionais fundaram o Clube dos 13. Além dos chamados 12 grandes clubes brasileiros (Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco), o Bahia também foi chamado para a fundação da entidade, que se organizou para criar um Campeonato Brasileiro mais rentável em 1987. Assim, a entidade criaria um novo torneio.

Foram convidados Coritiba, Goiás e Santa Cruz para um torneio de 16 clubes em 1987, nos moldes do Campeonato Italiano, mais rico torneio na época. Desde então a briga continua entre o Maior do Brasil e o clube que briga para tentar ser o maior de Pernambuco.

Fonte: Urubuinterativo