Desde a conclusão do processo de reestruturação do Flamengo, iniciado pela gestão de Eduardo Bandeira de Mello e continuado por Rodolfo Landim, o Rubro-Negro não apenas manteve a superioridade em relação aos três rivais cariocas, mas aumentou consideravelmente a vantagem e nada de braçadas à frente de Botafogo, Fluminense e Vasco. Em gráficos de evolução de receitas compartilhado por José Calagrossi, diretor-executivo da IBOPE Repucom, os dados demonstram a soberania do Mais Querido no cenário Estadual.

O estudo foi desenvolvido e divulgado pela Ernst & Young (EY), líder global em serviços de auditoria, impostos, transações corporativas e consultoria, que avaliou o período entre 2010 e 2019 e revelou a evolução das receitas dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro. Na evolução de receita total, o Flamengo aparece em primeiro lugar com 639%, seguido por Botafogo, com 256%, Fluminense, com 245% e Vasco, com 158%.

Em relação aos direitos de transmissão, o Rubro-Negro ocupa o topo do ranking, com 642%. Em seguida, Botafogo, Fluminense e Vasco, com 277%, 204% e 81%, respectivamente. No quesito ‘matchday’, o Mengão perde uma posição e aparece em segundo lugar. Vasco vem em primeiro, com 1309%, seguido pelo Fla, com 913%, Fluminense, com 205% e Botafogo, com 179%.

Das quatro itens avaliados, a evolução de receitas em relação à transferência de jogadores é absurda e soberana para o Flamengo. O Maior do Mundo atingiu impressionantes 38.419% de ascensão entre 2010 e 2019. Em segundo lugar, o Fluminense, que registrou 780%, seguido por Botafogo, com 580% e Vasco, com 161%.

Além de liderar o estudo de evolução de receitas, em 2019, o Flamengo inovou e se tornou o primeiro clube de futebol da história a ter o balanço econômico auditado por uma ‘Big Four’ (EY), nome dado para se referir às quatro maiores empresas contábeis do mundo. Na ocasião, a informação foi divulgada por Claudio Pracownik, ex-vice de finanças do Rubro-Negro. A Ernst & Young Global Limited é uma multinacional de serviços profissionais que tem sede em Londres, na Inglaterra.

Leia também: Athletico-PR ‘tira sarro’ com Flamengo por eliminação na Copa do Brasil de 2019

Fonte: Coluna Do Fla