O Rio Ave, de Portugal, tentou atravessar a negociação entre Flamengo e APOEL envolvendo o jovem zagueiro Rafael Santos. De acordo com o jornalista Venê Casagrande, em seu canal no YouTube, o clube português enviou uma proposta o há cerca de duas semanas para tentar contratar o atleta sem custos, em definitivo e com vínculo de quatro anos. Porém, o Rubro-Negro optou por renovar até 2023 com o defensor e emprestá-lo ao time do Chipre.

Segundo Venê, a assinatura do contrato com o APOEL foi feita nessa terça-feira (19), no CT Ninho do Urubu, e o anúncio oficial por parte do clube europeu está por detalhes.

Na proposta enviada pelo Rio Ave, haveria uma cláusula de produtividade do atleta ao longo dos anos, consequentemente aumentando os vencimentos recebidos. Entretanto, caso o defensor recebesse uma proposta de outro clube com um valor mínimo previamente estabelecido com o Flamengo, o clube português seria obrigado a negociá-lo ou pagar ao Mais Querido 50% desse valor proposto. Porém, a oferta foi recusada.

Já no APOEL, Rafael Santos ficará emprestado por um ano, com o contrato podendo ser renovado por mais um, e ainda terá o salário pago integralmente pelo clube do Chipre. Caso a equipe dispute a Champions League, o Flamengo irá receber um bônus de 50 mil euros, mas se atuar na Europa League, este valor cai pela metade.

Entretanto, há uma cláusula neste contrato que obriga a diretoria do APOEL a cobrir uma possível proposta de outro clube que queira contratar o atleta em definitivo. Caso contrário, o zagueiro deixará o clube.

Fonte: coluna Do Fla