Flamengo define cuidados para reabertura do Ninho do Urubu

ESPN: A pouco mais de dez dias do fim das férias dos jogadores, o Flamengo já começou a planejar como serão seus procedimentos para retomar as atividades no Ninho do Urubu. Antes de mais nada, o clube precisa de aval das autoridades governamentais em meio à pandemia do coronavírus para só então efetivar as medidas.

O departamento médico do clube elabora um protocolo a ser seguido por todos que frequentem o CT rubro-negro. Quem for indicado para ter acesso ao ambiente será submetido a testes para detectar se está infectado pelo Covid-19 ou se já tem anticorpos.

O departamento de futebol acompanha o dia a dia do desenvolver da pandemia no país para saber quais medidas serão necessárias. Em suma, um passo de cada vez.

O Flamengo deu atenção especial à retomada de treinamentos na Alemanha. A tendência é de que a rotina Ninho do Urubu siga o mesmo caminho.

Treinos físicos individuais e atividades com bola em pequenos grupos, com procedimentos de higiene rigorosos. O centro de treinamento passará por um processo de desinfecção para receber atletas, integrantes da comissão técnica e outros funcionários.

A ideia é iniciar os treinamentos para que o Campeonato Carioca possa ser retomado tão logo seja possível, ainda que em jogos com portões fechados.

O técnico Jorge Jesus e sua comissão técnica ainda terão de voltar de Portugal, onde estão com a família. Mas o clube não tem receio quanto a um impeditivo de retorno ao treinador, uma vez que ele tem registro nacional de estrangeiro.

O clube também mantém constantes conversas com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), CBF e Conmebol para alinhar os procedimentos necessários.

O Estadual é visto como uma competição com real possibilidade de ser retomada no curto prazo devido à necessidade de uma logística menos complexa, concentrada em apenas uma cidade. A Ferj divulgou nesta semana que prepara também o seu próprio protocolo, com medidas como aquisição de equipamento e kits para 600 testes de Covid-19, acesso restrito a vestiários e contratação de uma empresa especializada em descontaminação e desinfecção de ambientes.

Os jogadores rubro-negros estão de férias até o dia 20 de abril. O Flamengo lidera o Grupo A da Taça Rio, com nove pontos, e ainda tem dois confrontos a cumprir pela fase de grupos, contra Bangu e Boavista. Depois o time ainda teria pela frente uma provável semifinal e uma possível final.

Como não lidera a classificação geral – está atrás do Fluminense – teria de disputar uma decisão do campeonato mesmo que vença o segundo turno, caso mantido o panorama atual.