Infectologista não acredita em contágio de coronavírus para elenco e detalha caso de Jorge Jesus

Nesta segunda-feira (16), Jorge Jesus foi diagnosticado com “coronavírus fraco ou inconclusivo“. Após a primeira contraprova, o resultado voltou a ser inconclusivo. O treinador vai passar por um novo exame na manhã desta terça-feira (17), e o Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologista (SBI), comentou o caso. Em entrevista ao site do Globo Esporte, o infectologista acredita que as chances são remotas de haver contágio para o restante do plantel rubro-negro.

— Ele teve um teste, pelo que foi noticiado, que apresentou muito pouco vírus. Então, a própria transmissão é diminuída. A chance é menor, a disseminação fica dificultada. É possível que não aconteçam casos secundários, mas ele precisa ficar em observação. No momento, ele está assintomático, mas é algo que pode evoluir. Então, é preciso observar -, afirmou Chebabo.

Alberto Chebabo também foi questionado sobre o significado de “positivo fraco“. O infectologista detalhou minuciosamente o conceito e comentou ainda se pode dar negativo no novo exame que será feito em Jorge Jesus nesta terça-feira (17).

— O “positivo fraco” significa que mostrou uma leitura muito pequena de vírus. Está quase no limite de detecção do teste. Nesse caso, é porque está muito próximo do limite, muito pouco vírus, em um início de contaminação -, disse, antes de prosseguir:

— Difícil saber porque não participei do teste, mas o mais provável é que apareça o positivo. Nesses casos, a gente repete o teste mais de uma vez. Todo teste positivo se repete uma segunda vez com o mesmo material. Provavelmente querem repetir mais uma vez porque foi um detecção muito baixa -, encerrou.

O Campeonato Carioca foi suspenso por 15 dias, mas, caso o surto de coronavírus continue crescendo no país, existe a possibilidade de uma nova suspensão. Com isso, não se sabe ainda se os Estaduais irão ser cancelados, mas essa possibilidade já tem sido discutida internamente entre as federações e a CBF. A princípio, os torneios estão previstos para retornarem após a suspensão inicial.

FONTE:colunadofla

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor insira o seu nome aqui