Pablo Marí pode deixar uma lacuna na zaga do Flamengo, mas, do ponto de vista financeiro, saiu-se um bom negócio para o clube. Considerando o valor pago para ter o zagueiro em 2019 e o total que pode receber do Arsenal, o Rubro-Negro vai ultrapassar 1000% de lucro – exatamente 1.159%.
Explica-se: para contratar Marí, o Flamengo pagou 1,27 milhão de euros ao Manchester City. O valor abaixo tem explicação, já que o zagueiro estava em fim de contrato.
Em 2020, titular absoluto do time campeão da Libertadores e do Brasileiro, Marí atingiu outro patamar. Na negociação com o Arsenal, o Flamengo vai receber 8 milhões de euros de forma garantida. E pode receber mais 8 milhões de euros em variáveis. Ou seja, o total na negociação tem potencial para chegar a 16 milhões de euros.
O fluxo de pagamento está organizado da seguinte forma:
- – 5 milhões de euros agora
- – 3 milhões de euros em junho
- – 1 milhão de euros a cada 10 partidas de Marí pelo Arsenal, até chegar ao máximo de 8 milhões
- – Total: 16 milhões de euros
Marí foi anunciado nesta quarta-feira pelo Arsenal. A operação será feita por empréstimo, com o clube inglês tendo a opção de compra em junho.
Parte do dinheiro angariado com Marí já foi usado para reinvestir em sua reposição. O clube acertou a contratação de Léo Pereira, do Athletico Paranaense, por cerca de 7 milhões de euros.
Por Felipe Schmidt, Fred Huber e Marcelo Hazan / Globo Esporte